sábado, 13 de setembro de 2008

DIVULGAÇÃO IMPORTANTE COMUNIDADE SURDA- Lançamento do livro "Os Surdos na Escola: A exclusão pela inclusão"

Caros amigos, esta é uma informação muito importante para a Comunidade Surda Portuguesa. Divulguem-na!

Decorreu no passado dia 10 de Setembro o lançamento do 1º livro em Portugal que aborda a criação de Escolas de Surdos em Portugal.

Já há muito tempo que a Comunidade Surda Portuguesa debate este assunto, procurando sensibilizar a sociedade para o facto de que a criança Surda deve crescer num ambiente escolar de imersão completa na LGP, onde a Cultura e História Surdas estejam ao seu alcance e a entrada na Comunidade Minoritária e Linguística dos Surdos se inicie.

O Professor Doutor José Afonso Baptista, da Universidade Católica Portuguesa, fez da Educação de Surdos tema da sua tese de doutoramento, agora publicada este mês.

O livro OS SURDOS NA ESCOLA: A EXCLUSÃO PELA INCLUSÃO (publicado pela Fundação Manuel Leão) põe a nu o insucesso escolar dos alunos Surdos, comprometendo-se a investigar os verdadeiros 'porquês' desta situação lamentável no nosso país.

Estes alunos revelam um desfasamento entre a sua idade cronológica e a idade escolar; não atingem uma evolução paralela à dos alunos ouvintes e não adquirem a língua oral da comunidade maioritária naturalmente.

A razão em nada tem a ver com incapacidade da parte da criança Surda. Se realmente podemos falar de deficiência, ela está na escola e no ambiente familiar onde a criança cresce, que não lhe providenciam o ambiente linguístico vísuo-espacial, em Língua Gestual Portuguesa, de que ela necessita para atingir um pleno desenvolvimento pessoal e social. As escolas de hoje são escolas de ouvintes, concebidas por ouvintes e para ouvintes, onde os Surdos não encontram a solução para um crescimento e aprendizagem saudáveis: uma comunidade escolar Surda e gestuante.

A criança Surda tem toda a capacidade de adquirir uma língua desde que a natureza dos sinais seja vísuo-espacial. Tem toda a capacidade, e tem todo o direito.

O Professor Doutor José Afonso Baptista explica que a criação de uma rede de Escolas de Surdos não significa um regresso da segregação mas sim a existência de um Ensino Especializado, adequado às necessidades dos jovens membros da Cultura Surda Portuguesa. Analisa uma Escola de Surdos existente e as UAAS, concluindo que não são respostas educativas adequadas. Negam aos alunos Surdos o que qualquer todos poderiam atingir com facilidade se educados num ambiente de LGP: desenvolverem-se como qualquer criança ouvinte, naturalmente.

Divulgar esta obra na Comunidade Surda é muito importante pois a voz dos Surdos mais uma vez, se fez ouvir.
Joana Pereira.
Página do Prof. Doutor Baptista:
http://www.porto.ucp.pt/ieducacao/docentes/jbaptista.htm?lang=1

Sem comentários: